História

CONSTRUÇÃO DA IGREJA DO CARMO – SUA MUDANÇA – E CONSTRUÇÃO DA NOVA MATRIZ

 

Conforme consta no registro de livro do Tombo da Matriz  de Franca, n.01, Fls. 19, por ordem de D. Matheus de Abreu Pereira, Bispo de São Paulo foi construída em 1818 a Igreja do Carmo. Nesta igreja foram realizados todos os ofícios religiosos até 1918.

Devido ao progresso da cidade que crescia vertiginosamente rumo à Estação da Estrada de Ferro Mogiana, e, ao crescente número de fiéis, iniciou o movimento para a construção da NOVA MATRIZ. Esta se instalou provisoriamente na parte mais alta da cidade, na Praça  Dr. Jorge Tibiriçá, antigo largo, hoje Praça 10 de Março em 06-01-1918.

A campanha pró-construção era grande, mas também trabalhosa. Durante esse tempo a opinião pública, a comissão encarregada e o vigário da época, transferiram o plano da construção para outro local, o Largo Novo. Este local se destinava à prática de jogos de futebol e shows de circos.

Em 1922 a prática de futebol mudou-se de lugar, e o Largo Novo (antiga Praça Rui Barbosa e hoje Praça Dep. Hélvio Nunes da Silva) seria ocupado pela futura Igreja Matriz, onde nesse mesmo ano foi lançado a nova Pedra Fundamental.

No dia 01/03/1925, removido da cidade de São Joaquim da barra, assume a paróquia o experiente e dinâmico Pe. João Rulli (mais tarde Monsenhor) com 51 anos de idade e 27 de vida sacerdotal. O Pe. João Rulli iniciou um trabalho titânico para dar prosseguimento às obras que haviam sidas começadas ha 04 anos, e que se encontravam um pouco acima do alicerce. Organizou e reorganizou comissões, quermesses e não faltaram doações e contribuições do povo para que fosse levada adiante a conclusão da obra.

Assim, às 17:00 horas do dia 26-07-1929, procedeu a inauguração da NOVA MATRIZ de N. SRA. DO CARMO, que teve inicio com uma procissão saindo da igreja provisória da Praça 10 de Março até o novo templo. O Bispo D. Alberto se mostrou satisfeitíssimo com o que acabava de contemplar nesta cidade, abençoou o povo e o vigário Pe. João Rulli, pelo trabalho realizado.

Esse foi um breve relato da história da fundação da Igreja e da Paróquia Nossa Senhora do Carmo em nossa cidade.

Você poderá obter mais informações detalhadas ( Ex: vigários da época, primeiro batizado, primeiro casamento, etc…) lendo o livro “Subsídios Para a História de Ituverava” do autor Moacir França, que está disponível em nossa Biblioteca Municipal.

 

igeja

Foto da Igreja Matriz no dia da sua inauguração, em 26-07-1929

igrejacarmo

Igreja do Carmo Construída em 1818

padre

Pe. João Rulli em 1925


praca

Igreja Provisória na Praça Dr. Jorge Tibiriça, hoje Praça 10 de Março – 1918-1929

Pin It